O que é um Patch Cord?

Patch Cord

Com certeza você já ouviu falar, mas você sabe realmente o que é um 

Patch Cord?

 

Vamos lá. 

Se  irmos para um tradutor online vamos descobrir que a palavra Patch Cord traduzindo no "pé da letra" significa Cabo de Remendo, que reamente nada mais é que um cabo que irá "remendar" o outro para continuar sua conexão.

Os Cabos Patch Cord são uma das principais partes de um data center ou de uma estrutura de cabeamento. Ele é conhecido por vários nome ou apelidos, tais como: Patch Cable, Cordões ou até mesmo que acredito ser o mais conhecido o Cabo de Rede. 

O Patch Cord é o principal cabo que interliga os computadores ou estações de trabalho aos patch panels, switchs ou roteadores. 

 

Qual Patch Cord utilizar em minha rede?

Para saber qual melhor patch cord utilizar em sua rede você tem que enteder melhor suas funções e categorias que eles são classificados. Temos cabos em CAT5e, CAT6, CAT7 e CAT8, mas não quer dizer que já vou ir comprando um CAT8 que será melhor para minha rede,  vamos entender melhor cada categoria e qual devo utilizar. 

Cabo de Rede Blindado

 

Antes de tudo, que tal saber como é fabricado um Patch Cord? Convido você a acessar nosso artigo COMO É FABRICADO UM CABO DE REDE e saber mais detalhes da fabricação, ou até mesmo acessar o nosso canal no youtube e assistir um vídeo exclusivo do Processo de Fabricação de um Cabo de Rede Patch Cord

 

Tipos de Cabo de Rede

No mercado atual existe varios tipos de cabos de rede que se separa em categorias, tais ela: CAT5, CAT5e, CAT6, CAT6A, CAT7 e CAT8.

 

CAT5

O nome CAT se da origem a categoria. Já o CAT5 se torna um cabo mais lento, não muito usado mais nos dias atuais, pois sua taxa de transferencia chega no máximo 100mbps, porém temos que ficar sempre atento, pois ainda nos dias atuais existem materiais de baixa qualidade sendo oferecido no nosso mercado brasileiro. 

 

CAT5e

A Categoria 5e é uma atualização do modelo CAT5, por curiosidade a letra "E" vem do ingles ENHANCED, que traduzido para o portugues significa Aprimorado. Nessa versão o cabo ganhou novos padrões de certificação para ter menos interferencias e perda de sinal. Com isso, o CAT5E consegue um desempenho bem melhor e mais robusto do que o seu irmão CAT5 alcançando tranferencias de 1GBPS.  Esse modelo nos dias atuais é sem dúvida o mais utilizado no momento, por ter um custo x benefícios muito bom. Vendo que nossos planos de internet não ultrapassam os 1gbps de velocidade que ele consegue entregar. 

 

CAT6

No Cabo de Categoria 6, sua principal atualização foi na taxa de transferencia de dados, podendo atingir altas velocidades de 10Gbps. Sem dúvida é uma ótima escolha para se ter em casa, pois o preço não é muito mais caro comparado ao CAT5e e sua qualidade em transferencia é bem maior. 

 

CAT6A

O "A" da categoria vem de Augmented, que traduzido para o português significa Aumentada, que indica o aumento no alcance oferecido pelo modelo anterior, permitindo realizar tranferencias de até 10 Gbps em distancias de 100 metros. 

 

CAT7

Na categoria 7, os cabos ethernet chegam a suportar transferências em velocidade de até 10Gbps em distâncias de 100 metros o mesmo que o CAT6A, entretanto, por ser ainda mais espesso e rígido que os anteriores, dependendo do local não será possível fazer a instalação, pois seu diâmetro impede uma torção muito grande.

       Nesse modelo, a blindagem precisa ser aterrada, por isso, os cabos dessa categoria possuem conectores de metal.

       O CAT7 é indicado para casos em que o cabeamento passe perto de fios condutores de eletricidade, pois o cabo dificilmente será afetado, permitindo obter um sinal de internet consistente, sem oscilações e com boa velocidade.

 

CAT8

Os cabos de categoria 8 conseguem atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros, ou seja, se você tiver uma distância maior do que essa para cobrir, apesar da alta velocidade, é mais indicado ficar com os cabos CAT7.

 

Certo!!! Mas Qual a Melhor Categoria de Cabo de Rede pra Mim?

Sem dúvida nenhuma o melhor tipo de cabo de rede deve se tornar de base para qual será o seu uso. Para uso em escritorios e casa o mais recomendado é o CAT5e ou o CAT6. Mas mesmo assim se tiver qualquer duvida, entre em contato com o pessoal da fabrica, eles irão lhe ajudar a escolher melhor o seu cabo. 

 

Sobre a loja

A Cabos Patch Cord é a maior fábrica especializada em Cabo de Rede no Brasil. Com um foco totalmente em fabricação de cabos de rede patch cord somos capazes de oferecer o que há de melhor no mercado com uma infinidade de opções. Nossa fábrica está equipada com o que há de mais avançado em tecnologia para a fabricação de seu patch cord.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

CABOS PATCH CORD - CNPJ: 27.335.649/0001-10 © Todos os direitos reservados. 2021